Idiomas

  • Português
  • English

GOLEGÃ EM CAMPANHA A FAVOR DO AMBIENTE

Na edição XXXVIII da Feira Nacional do Cavalo da Golegã a vila abraçou um novo desafio: diminuir os resíduos de plástico durante o certame.

 

clique para ver PONTOS ADERENTES

“Com a aproximação de mais uma Feira Nacional do Cavalo, também se aproximaram as nossas preocupações com os resíduos gerados durante a Feira. Como tal, desafiámos a Mendes Gonçalves a elaborar connosco uma campanha de sensibilização ambiental”, explica Sónia Casimiro, membro da Divisão de Obras, Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal da Golegã.

Na Mendes Gonçalves a resposta foi imediatamente afirmativa: “obviamente que nos propusemos a ajudar no que fosse necessário e alocámos logo a nossa equipa de criatividade nesta iniciativa. Não só devido às questões ambientais serem uma das nossas preocupações enquanto empresa, mas principalmente por estarmos a falar da nossa terra”, explica Carlos Gonçalves, administrador da Mendes Gonçalves.

No primeiro ano o foco será a diminuição de copos de plástico deixados pelo chão da Golegã. Para cumprir esta meta foi criado um plano de acção cujos objectivos passaram por reduzir o uso de copos de plástico por um lado, promover a deposição selectiva dos mesmos e, ainda, convencer a que alguns copos deitados ao chão fossem apanhados voluntariamente.

Face a tão ambiciosos objectivos foi necessária uma campanha criativa e que fosse ao encontro da linguagem dos intervenientes da campanha.

 

O resultado foi a produção de canecas coleccionáveis para reduzir o número de copos de plástico utilizados; a criação de cestos em forma de ferradura extremamente originais e que convidam a que ali se encestem os copos; e ainda foi criada uma acção de troca de copos vazios por um copo de imperial.

 

A caneca tem uma edição limitada de exemplares e representa o ambiente da Feira Nacional do Cavalo uma vez que é inspirada na imagem do cartaz do próprio certame. Desta forma, os visitantes poderão levar um pedaço desta tão típica Feira para as suas casas e começar agora uma colecção memorável.

 

As canecas terão um custo de 5€ e poderão ser adquiridas junto do Secretariado da Feira, no quartel dos Bombeiros da Golegã e estabelecimentos aderentes (cuja identificação estará no exterior destes locais).

 

 

Por sua vez, a sensibilização para  a colocação dos copos vazios no local certo consistiu no objectivo mais ambicioso a cumprir.Daí ter surgido a ideia de surpreender os visitantes de maneira a que sejam eles mesmos a fazer questão de colocar os copos vazios no recipiente indicado. Foi esse o ponto de partida para a criação de um Cesto em forma de Ferradura cuja forma desafia as pessoas a encestarem os copos no recipiente.

 

Por fim, a campanha da troca de 25 copos vazios por um copo de imperial  foi criada à luz do que já vem sendo feito nalguns festivais por se tratar da melhor forma de incentivar os visitantes a voluntariamente apanharem os copos vazios e simultaneamente evitar que os coloquem no chão (já que os vão acumulando com o intuito de juntar os suficientes para conseguir uma imperial gratuita).

 

 

A divulgação desta campanha será feita através da afixação de cartazes, mupis, divulgação online, e spots de rádio.

 


PARA FAZER A FESTA ATÉ AO FIM

NA FEIRA DO CAVALO DE SÃO MARTINHO

SIGA O CONSELHO DA PALADIN

E DEIXE TUDO BEM LIMPINHO