Idiomas

  • Português
  • English

Parcerias em projectos de I&D

Mendes Gonçalves vs Frulact vs Universidade do Minho

 

 

A Mendes Gonçalves está a desenvolver um projecto de Investigação e Desenvolvimento em colaboração com a Frulact e a Universidade do Minho, nomeadamente:

 

 

Programa de Apoio

QREN - I&D em Co-Promoção

Sigla

FruitVinegarDRINK

Título

Novas bebidas de vinagre de fruta e seus concentrados, com diferentes tipos de fruta e processo de fermentação otimizado.

Síntese

O presente projecto terá como principal objectivo o desenvolvimento de uma gama de bebidas de vinagre de fruta, combinando diferentes tipos de fruta.

Irão ser desenvolvidos vinagres, a partir da fermentação de diferentes frutas e posteriormente esses mesmos vinagres serão adicionados de mais fruta, obtendo-se assim uma bebida que irá sofrer uma posterior concentração , concentração essa que permitirá uma mais valia em termos de conservação e distribuição do produto, sendo só necessária uma posterior reconstituição com água para consumo final. A utilização destas matérias-primas permitirá a obtenção de produtos únicos a nível sensorial, nutricional e funcional que serão uma mais-valia tanto para a Indústria da Fruta como para a Indústria do Vinagre.

Para obtenção dos objectivos propostos, houve uma selecção estratégica de parceiros de consórcio com comprovada experiência nas diversas áreas. O Consórcio será constituído por: Frulact SA - Gestor do Projecto e produtor das frutas que irão ser utilizadas no desenvolvimento dos produtos, assim como responsável pelo processo de concentração do produto final. Mendes Gonçalves SA - produtor do vinagre de fruta e da bebida de fruta, Departamento e Centro de Engenharia Biológica - Universidade do Minho - entidade de investigação com vasta experiência em processos fermentativos e alimentares e que será responsável pela optimização dos processos de fermentação alcoólica e acética do vinagre e caracterização matérias-primas e dos produtos finais (propriedades funcionais, identificação e caracterização de compostos bioactivos e propriedades aromáticas (compostos voláteis).

Com este projecto espera-se obter uma gama de produtos inovadores e de grande riqueza nutricional e aromática, que irão aumentar os campos de aplicação de dois importantes sectores, como são a Industria da Fruta e do Vinagre contribuindo para o seu desenvolvimento económico.

Apoio Público Homologado

€ 172.220,77

Data de Início

2012-06-05

   

Lista de Co-Promotores

 

 
Nome da Entidade Concelho
Universidade do Minho Braga
Mendes Gonçalves, S.A. Golegã
FRULACT – Indústria Agro-alimentar, S.A. Maia
   

 

 

 
Saber mais... Onde estivemos                        Folheto Informativo